Logo Revista Pré-Univesp

Nº.61 UNIVERSO Dez.2016 | Jan.2017

Nova corrida pela água

Por Patrícia Mariuzzo22/11/16

A fundação Race for Water (corrida pela água, em tradução livre) é uma instituição suíça sem fins lucrativos dedicada à preservação da água. Sua criação foi motivada pela ameaça que a poluição, especialmente, o plástico, representa para os recursos hídricos de todo o planeta. Assim, a Race for Water busca identificar, promover e ajudar a implementar soluções para reciclagem e a correta destinação dos plásticos após seu uso, evitando assim a poluição dos rios e mares. Um dos projetos da Fundação é o “Race for Water Odissey” (R4WO), expedição que, em 2015, percorreu as cinco regiões do mundo que mais acumulam lixo.

Esse ano a Fundação está lançando sua segunda Odisséia 2017-2021. A viagem está programada para começar em abril de 2017, com a primeira escala nas Ilhas Bermudas (território ultramarino britânico no Oceano Atlântico).

A nova missão possui três objetivos: um ambiental, que visa reduzir a quantidade de refugo de plástico que chega às vias navegáveis em todo o mundo, protegendo assim a vida de numerosas espécies. O segundo é econômico e procura promover e implementar soluções que criem uma segunda vida para os resíduos plásticos, e um objetivo social, no sentido de criar empregos e envolver as populações locais, oferecendo novas fontes de receita baseadas na reciclagem.

O papel da Race for Water é ajudar a financiar, mas também a implementar, com o apoio das autoridades locais e comunidades, estes projetos de "resíduos plásticos para a energia", unindo as diferentes partes interessadas em torno do objectivo singularmente importante de combater a poluição dos nossos oceanos pelos plásticos .

Saiba mais no vídeo abaixo:

Em nossa edição sobre lixo e resíduos entrevistamos Elsa Mabillard, relações públicas da Fundação Race for Water.