Logo Revista Pré-Univesp

Nº.61 UNIVERSO Dez.2016 | Jan.2017

Café com história

Por Patrícia Mariuzzo9/1/17

Diz a lenda que Jacinto foi um carregador de café que conseguia empilhar nas costas até cinco sacas com 60 quilos cada, ou seja, 300 quilos! Por isso ele recebeu o apelido de “sansão do cais”. Não há provas de que ele tenha realmente existido. Até porque, estivadores e ensacadores de hoje concordam que o máximo de peso suportado por uma pessoa é 120 quilos (ou duas sacas). De todo modo, vários cartões-postais da primeira década do século XX trazem a imagem de Jacinto, talvez um modo de ilustrar uma época em que o café ocupava lugar de destaque na agricultura nacional.

Essa é outras curiosidades podem ser conferidas no Museu do Café, em Santos, litoral paulista. O museu ocupa o edifício da Bolsa Oficial de Café, conhecido por sua arquitetura onde predomina o neoclássico e o barroco. O prédio é tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos (Condepasa) e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat).

Periodicamente o Museu oferece cursos de preparação de café, de barista, degustações e atividades para o público infantil.

A agenda completa pode ser conferida no site do Museu do Café.

 

Serviço:

Rua XV de novembro, 95 - Centro Histórico 
CEP: 11010-151 - Santos - SP 
Fone: (13) 3213-1750
E-mail: 
museudocafe@museudocafe.org.br