Nº.61 UNIVERSO Dez 2016 | Jan 2017

OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA

OBMEP 2017 está com inscrições abertas
Por Patricia Mariuzzo3/3/17

A 13ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2017) é uma realização da Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). É promovida com recursos oriundos do contrato de gestão firmado pelo IMPA com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e com o Ministério da Educação (MEC). É dirigida aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e aos alunos do Ensino Médio, de Escolas Públicas municipais, estaduais e federais, e Escolas Privadas, bem como aos respectivos professores, escolas e secretarias de educação. 

Estimular e promover o estudo da Matemática no Brasil, contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que o maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade e identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades nas áreas científicas e tecnológicas são alguns dos objetivos da OBMEP.

A Olimpíada tem duas etapas. Na primeira fase ocorre a aplicação de prova objetiva (múltipla escolha) a todos os alunos inscritos pelas escolas. Já na segunda fase os competidores selecionados têm que fazer prova discursiva.

Podem participar:

  • alunos matriculados em 2017 no 6º ou 7º ano do Ensino Fundamental.
  • alunos matriculados em 2017 no 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental.
  • alunos matriculados em 2017 em qualquer ano do Ensino Médio.


A inscrição vai até o dia 31 de março e deverá ser feita pelas escolas, por meio do preenchimento da ficha de inscrição disponível exclusivamente na página www.obmep.org.br.

Com informações do site da OBMEP.